ATL – Férias de Natal

0
Educação para a saúde
Educação para a saúde

Durante as Férias de Natal, foram muitas as atividades que preencheram os dias das crianças que frequentam o ATL.

A elaboração de Postais de Natal é já um clássico, mas todos os anos somos surpreendidas pelo excelente resultado. Numa atividade onde as crianças têm à disposição diferentes materiais, quem reina é sempre a criatividade.

Ainda dentro das expressões plásticas, as crianças tiveram oportunidade de criar um enfeite para a sua árvore de natal recorrendo a uma técnica que não conheciam, a patckwork. Rapidamente perceberam como executar a técnica que recorre a retalhos de tecido e elaboraram belas bolas de natal. As crianças foram ainda autoras dos mais engraçados bonecos de neves e colaboraram para a decoração de Inverno ao decorar gorros e luvas com lã.

A culinária anima sempre as nossas férias e desta vez as crianças puseram mãos na massa e confecionaram biscoitos. Tudo foi feito pelas crianças, desde a leitura da receita, passando pela mistura de ingredientes até ao recorte da massa com formas natalícias. E no final, de sorriso no rosto todos diziam: “os nossos biscoitos ficaram deliciosos”.

Com entusiasmo e curiosidade, as crianças receberam a Enfermeira Eduarda Moreira numa atividade de Educação para a Saúde sob o tema “Bem comer para saudável crescer”. Depois de um pequeno jogo que pôs à prova os conhecimentos das crianças, num diálogo alegre mas educativo a Enfermeira falou às crianças sobre a importância da alimentação racional, dos nutrientes sem esquecer a sua função e os alimentos onde os podemos encontrar; reviu com elas a nova roda dos alimentos, ajudou a detetar os principais erros alimentares e ainda deixou dicas fundamentais para uma boa alimentação. A tarde culminou com a elaboração, em pequenos grupos, de uma “Ementa do dia”, onde se testou os conhecimentos adquiridos.

Depois um jogo sensorial com iguarias do natal fez as delicias das crianças, numa prova cega, tentaram adivinhar o que estavam a provar. E de paladar apurado conseguiram identificar muitos dos alimentos. Neste jogo não faltaram o bolo rei, as rabanadas, as nozes, as uvas passas, os figos secos, os pinhões e o chocolate. No final recordámos algumas regras de ouro que a Enfermeira Eduarda Moreira nos havia ensinado.

Mas o ponto alto das nossas férias é sempre o passeio. Com o apoio da Junta de Freguesia, as crianças assistiram ao musical “ Alice e o País das Maravilhas no gelo”. Foi um espetáculo que nos transportou a todos para um mundo encantado, cheio de cor e alegria. As crianças deliraram com o cenário e com os personagens e no final perceberam o valor da amizade e que todos temos direito a uma segunda oportunidade, porque todos somos capazes de ser pessoas melhores.

Agora as nossas crianças podem aguardar por novas atividades, descobertas e aventuras nas Férias da Páscoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
O seu nome: