Fundo de Emergência Social

A Junta de Freguesia da Estela tem ao seu disporo Fundo de Emergência Social, instrumento criado em 2011 com o objetivo de constituir um importante instrumento para a concretização de uma política social mais equitativa, abrangente, inovadora, inclusiva e estruturante. Com a utilização deste instrumento, julga-se caminhar para uma intervenção mais congregadora e reflexiva, reafirmando medidas de apoio com caráter inovador, que não se sobreponham às já existentes e que tenham sim uma funcionalidade complementar.

Assim e considerando que a atual conjuntura sócio-económica do país despoleta a situações de emergência social e ao agravamento de outras e que fundamentam a adoção de medidas excecionais; com o Fundo de Emergência Social pretende-se apoiar agregados familiares da Freguesia da Estela que se encontrem em situação de grave carência económica, em articulação com as instituições e respostas locais.

Os apoios previstos são de natureza pontual e temporário, tendo como objetivo primordial minorar ou suprir a situação de carência económica dos indivíduos e/ou famílias, prevenir o agravamento da situação de risco social em que estes se encontrem e promover a sua inclusão.